sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Arara Catalina (Arara Híbrida)





Arara Híbrida
Nome Científico: Ara sp.


Descrição
Podem apresentar padrões de cores diversos, que serão definidos através das espécies que serão cruzadas. Se for um cruzamento entre Ara chloroptera x Ara militaris o resultado será um animal Calico. Estas aves fazem parte da família dos Psitacídeos que compreendem 4 gêneros e 69 espécies, além de alguns híbridos. Neste grupo estão presentes seus parentes papagaios, lóris, jandaias, aratingas, periquitos e outros. Apresentam características físicas como uma grande cabeça com um grande bico curvo adaptado para alimentar-se de sementes duras na natureza.

Distribuição Geográfica
Araras híbridas ocorrem na natureza, embora raramente. Quando isso ocorre não sobrevivem por muito tempo, já que suas cores muito vibrantes deixam-nas muito vulneráveis, facilitando a visualização de seus predadores.

Habitat
Podem ser observadas em florestas tropicais, bosques abertos e savanas com árvores em zonas tropicais.

Alimentação
Na natureza sua dieta alimentar constitui-se de frutos de diversas árvores e cocos. Chegam a comer folhas de algumas plantas.

Reprodução
Faz os ninhos em ocos de árvores, muitas vezes em ninhos de Arara-azul já abandonados. Seu amadurecimento sexual é atingido entre 4 e 5 anos e podem reproduzir-se até os 50 anos. O tempo de incubação é de 26 a 28 dias. Sua postura é de 2 a 3 ovos, com sorte saindo um filhote por ninho a cada ano. Os filhotes abandonam o ninho após aproximadamente 3 meses.

Cuidados em Cativeiro
Não existe um tamanho padrão de viveiro, mas as dimensões de 3x2x2m é adequada para que o animal tenha espaço suficiente para reproduzir-se e para gastar suas energias. Proporcione recintos com opção de fuga (40-50% área coberta) para proteção do ninho e das aves.. Os poleiros devem ser grossos e os viveiros deverão ter tela galvanizada com fios arredondados para evitar que destruam suas penas. Além disso, os viveiros devem estar em locais ensolarados e protegidos do frio. Em relação a dieta alimentar, pode ser fornecido amendoins, frutas e legumes (pêra, manga, laranja, maçã, ameixas, banana, pepino, milho meio-amadurecido, cenoura, etc), mistura de sementes grandes, trigo e aveias. Fontes de vitamina regular, suplementos minerais (especialmente D e B) e proteína animal (camarão seco, ovo, carne de galinha e ossos) são importantes.

Curiosidades
Cross-breeding é o nome dado ao cruzamento entre espécies diferentes. O resultado deste processo é o nascimento de um animal híbrido. Muitos não concordam com esta prática acreditando que tal fato pode interferir na pureza da linhagem. Os híbridos são animais típicos, diferindo das espécies verdadeiras somente no padrão de cores e na sua genética. Eles tendem a ter características intermediárias entre os pais, embora a aparência parece ser mais influenciada pelos genes do pai. Exemplos mais comuns de híbridos incluem as Harlequins (Ara ararauna x chloroptera) e as Catalinas (A. ararauna x macao). Alguns amantes de pássaros insistem que os híbridos não devem ser criados, pois eles podem turvar a "pura" linhagem da espécie-mãe. Outros proclamam que os híbridos são mais bonitos, mais inteligentes, e em alguns casos, menos propensos à doenças comparando-as a espécies puras. As possibilidades para a introdução de novos híbridos são virtualmente infinitas, e há diferentes tipos surgindo a cada dia. Mas apesar destes animais de estimação serem maravilhosos, a dúvida sobre se deve ou não realizar cruzamentos híbridos permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário