sábado, 10 de dezembro de 2011

Papagaio Vasa (Coracopsis vasa)


Expectativa de Vida: 50 anos
Alimentação: Na natureza consomem sementes, frutos, nozes e bagas. Em cativeiro, o recomendável é oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: A fêmea costuma perder as penas da cabeça em época reprodutiva. A postura é geralmente de 3 ovos sendo que o período de incubação é de apenas 18 dias, período esse considerado curto comparado à outros papagaios de mesmo porte que é de 26 a 28 dias. Os filhotes dessa espécie não desenvolvem penugem, ou seja, continuam completamente pelados até que inicie o desenvolvimento das penas. Os filhotes mostram-se totalmente empenados com aproximadamente 7 semanas, período considerado também precoce comparado a outros papagaios. Dados obtidos através da criação manual mostram que os filhotes tornam-se independente com aproximadamente 10 semanas de vida.
Distribuição Geográfica : A espécie ocorre somente na Ilha de Madagascar e ilhotas próximas.
Descrição:
Plumagem geral preta amarronzada, às vezes acinzentada na região dorsal. Bico cor de marfim pálido. Íris e patas marrons. Não há diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas. 



Como a fêmea é promíscua, os filhotes podem ter pais diferentes. Ela tira proveito da incerteza: Empoleirada, lança seu canto pela floresta dos baobás. Nenhum deles sabe quem é o pai dos filhotes. mas como ela acasalou com todos, todos atendem ao chamado trazendo comida. Cada um deles acreditam ser o pai da ninhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário