quinta-feira, 19 de abril de 2012

Evolucionismo


Não que eu saiba. A habilidade de imitar a fala de seres humanos em Psitacifomes (e, de forma mais limitada, em outras espécies de pássaros) parece ser um subproduto da evolução do complexo sistema de vocalizações e da capacidade de aprendizado vocal que estas espécies possuem. Alguns Psitacifomes, como a papagaio africano cinza, conseguem imitar outros pássaros, além dos humanos. Esta habilidade de aprendizado vocal teria se originado(aparentemente de forma independente) em outros dois outros grupos aves que também apresentam “dialetos” locais e aprendizados destes padrões de canto. A importância desta característica talvez esteja ligada a evolução social e cultural destas espécies, uma vez que os repertórios são apreendidos e esta evolução cultural pode ter servido como forma de pressão seletiva, dando origem a capacidades neurais e de vocalização cada vez mais complexas e flexíveis. Talvez a habilidade de imitar a fala humana tenha, em realidade, os tornado mais propensos a comercialização como animais de estimação (Este grupo é um dos mais ameaçados por comércio ilegal.), por isso atualmente talvez não se mostre tão adaptativa.
Segundo, Jarvis, das trinta ordens de aves, apenas três evoluíram esta habilidade (dentre elas os Psitaciformes) nos últimos 65 milhões de anos, acabando por evoluir 7 estruturas telencefálicas muito semelhantes de forma convergente.

Ele delineia 3 hipóteses gerais para a evolução destas estruturas neurais. A primeira, assume que a evolução nos 3 grupos realmente aconteceu de forma independente, sendo altamente “coagida”, por fatores ambientais ou mesmo morfológicos, associadas a organização do trato respiratório e a determinadas estruturas cerebrais associadas ao controle motor e auditivo. A segunda, é a que o ancestral comum, talvez de todas as trinta ordens (já que as 3 ordens com aprendizado vocal possuem parentes mais próximos sem esta habilidade), possuísse originalmente as habilidades de aprendizado vocal e as estruturas telencefálicas apropriadas, sendo estas perdidas na maioria dos outros grupos, com exceção das três ordens, entre as quais a dos Psitaciformes. A terceira, afirma que, dado a similaridade da organização das vias auditivas do sistema nervoso central de pássaros com e sem a capacidade de aprendizado vocal, talvez os núcleos cerebrais sejam oriundos de sistemas pré-existentes em todas as aves (quem sabe até em 'répteis', como crocodilianos) e tenham, apenas, se especializado por evolução paralela. Caso, esta ultima hipótese esteja correta, poderia ajudar a explicar inclusive a evolução da fala humana. Jarvis sugere que nós seres humanos possuímos áreas muito semelhantes aos 7 núcleos telencefálicos das aves, nos seres humanos. Estas regiões equivalentes estariam intimamente associadas aos córtices motor e pré-motor.


Jarvis., Erich. D Evolution of brain structures for vocal learning in birds: a synopsis. (2006) Acta Zoologica Sinica. Proc 23rd IOC Conf 52: 85-89.

Jarvis., Erich. D Neural systems for vocal learning in birds and humans: a synopsis. (2007) Journal of Ornithology 143:S35-44.

http://www.jarvislab.net/Publications.html

Como pode ver ainda sabemos muito pouco sobre a evolução das habilidades de aprendizado vocal em aves, e menos ainda sobre os detalhes da evolução da capacidade de imitação dos papagaios. Porém, a beleza de estudos comparativos é que estes podem lançar luz na evolução de vários grupos, inclusive na nossa própria evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário